O texto abaixo foi publicado no Jornal da Manhã, de Uberaba-MG, em 15/07/1999.
O hino do Uberaba Sport Club, famoso pela composição e melodia, foi criado, originalmente, para ser a marcha da cidade de Uberaba. Em pesquisa realizada pelo Professor Carlos Pedroso, este apresenta um histórico sobre os autores o hino do USC. Composto por Lourival Balduíno do Carmo, o hino tem melodia de Rogoleto de Martino. Conforme o pesquisador o autor da letra era barbeiro de luxo e trabalhava no início da Rua Artur Machado. Músico e poeta, ele tinha por costume se vestir muito bem, daí surgiu o apelido de Barão. Era poeta e músico autodidata. Após cinco anos de casamento, este nobre cidadão acabou enveredando para o alcoolismo. Perdeu tudo que tinha. Na pesquisa, Pedroso conta um diálogo entre De Martino e Barão. Lourival Balduíno certa vez afirmou ao maestro: “Eu ainda vou pôr letra de futebol nessa sua marcha de Uberaba”. De Martino respondeu: “Eu não acredito. Conheço a sua capacidade de fazer versos livres, quase como trovas. Mas letra de marcha hinária você nunca terá capacidade de compor”. Certa manhã, o Barão levou a De Martino a letra e profetizou: “Sua marcha de Uberaba, daqui por diante, vai ser mais conhecida como o hino do USC”.
3 comentários:
Não sei se é verdade, mas ouvi que antigamente uns times queiram comprar o hino do Uberaba. Acho que eram o São Paulo e o Flamengo.
Gostaria de ter mais informacoes sobra a vida de Lourival Balduino Do Carmo. Sou Neta dele.email gm-carmo@uol.com.br
Gostaria de apresentar 2 alterações, o site oficial do clube mudou para: www.uberabasportclub.com.br e o nome do jogador Aender escreve com "W" = Waender.
Helder
Postar um comentário