Uberaba Sport Club, 98 anos de glória

Fundado em 15/07/1917, o Uberaba Sport sempre teve uma torcida apaixonada. Esse espaço pretende resgatar a bela história de nosso querido clube. É muito bom reviver esses grandes momentos, que explicam a paixão de nossa torcida, cada dia mais orgulhosa dos grandes jogos que voltaram a colorir o Uberabão. Nossa história é recheada de conquistas. Por várias vezes fomos os melhores do interior mineiro e, nos anos de 1981 e 1983, subimos direto para a Taça de Ouro, a partir da Taça de Prata. A Taça Minas Gerais, conquistada em 1980, não consta dos arquivos da Federação Mineira e é creditada ao América em algumas publicações. Mas eu estava lá... e vi o Uberaba levantar a Taça, já em 81, com uma vitória por 2x1, aos 50 minutos do segundo tempo, gol do lateral esquerdo Aldeir, após uma longa batalha jurídica contra a Federação Mineira. Nos posts a seguir, tento colocar os pingos nos is, e tenho certeza de que os mais jovens sentirão mais forte o orgulho de ser Colorado. Abaixo, assista aos dois gols do USC marcados contra o Flamengo, em 1981. Aquele primeiro tempo foi simplesmente fantástico. Foi uma derrota, mas a forma como o Colorado jogou foi incrível. Afinal, enfrentar o campeão brasileiro, o time do Zico, no Maracanã, e abrir 2x0... Até hoje escuto o barulho dos fogos.












quinta-feira, 24 de maio de 2007

Flamengo 4x2 Uberaba: uma outra história.

Eu tinha 11 anos de idade e não perdia um jogo sequer do Colorado. Meu pai, diferente de mim, nunca se interessou por futebol. Mas o convite para aquela excursão parecia irrecusável. Conhecer os pontos turísticos do Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, por apenas alguns cruzeiros, era bom demais para ser verdade. É claro, tinha o jogo. Uberaba e...quem mesmo??? Para o “seu” Ruy Trida, tradicional motorista de táxi da Praça Rui Barbosa, Zico, Tita e Junior eram no máximo alguns apelidos, iguais a tantos que os meninos colocam uns nos outros nas peladas Brasil afora.

O ônibus, contratado pelo Sr. Olímpio, já falecido, saiu da Praça Rui Barbosa, por volta das 21 horas do dia anterior ao jogo. Chegaram à cidade maravilhosa no meio da manhã e não perderam tempo. A visita à praia de Copacabana foi muito legal (muitas mulheres seminuas, e que a Dona Vera, por Deus, não soubesse disso). Depois uma visita ao Pão de Açúcar, outra ao Cristo Redentor e, por fim o Maracanã.

Misturados à torcida rubro-negra, os corajosos torcedores do Uberaba não puderam comemorar a bela exibição e os dois gols do Colorado no primeiro tempo, marcados por Paulo Luciano e Serginho. Para o meu pai, até aí, nada de mais. Ele nem sabia quem era quem. Mas aquele segundo tempo foi horrível. Não porque o Uberaba tivesse levado quatro gols. O duro foi abraçar toda aquela multidão em vermelho e preto a cada gol marcado. Quanto suor, lágrimas, risos e amizade sincera. O ônibus tomou o rumo do triângulo mineiro logo após o final do jogo e meu pai, ainda fascinado com as maravilhas do Rio de Janeiro, só tinha uma certeza: Nunca mais pisaria em um estádio de futebol!
.

Paulo Luciano, autor do primeiro gol do Colorado

Ficha Técnica:
Flamengo 4 x 2 Uberaba (MG)

Campeonato Brasileiro de 1981 – Taça de Ouro Data: 01/04/1981
Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Flamengo: Raul, Carlos Alberto, Luís Pereira, Marinho e Júnior; Vitor, Adílio e Zico (Fumanchu); Tita (Ronaldo), Nunes e Carlos Henrique.
Uberaba: Diron, Celso, Rafael, Tim e Aldeir; Vandinho, Joãozinho e Paulo Luciano; Ilton Serginho e Ney.
Gols: Paulo Luciano (20’), Serginho (37’), Tita (2), Marinho e Nunes.

9 comentários:

Anônimo disse...

Ruy, muito boa a lembrança do "fatídico" jogo no maracanã. Vc deve se lembrar que o jogo foi transmitido pela TV em Uberaba e, apesar de nao ter tido o porazer de ver o jogo ao vivo, me lembro bem da quantidade de fogos que tomaram conta da cidade quando do segundo gol do Uberaba. Boa lembrança ! Parabens uma vez mais.

Joaquim
Campinas / SP

Anônimo disse...

Boa Tarde,

Sou estudante de jornalismo em Uberaba e estou fazendo uma matéria para TV sobre os 90 anos do Uberaba Sport Clube. Achei muito interessante o seu Blog e gostaria de saber se você virá para Uberaba por esses dias? O meu e-mail é vivianesantos83@hotmail.com.
Qualquer coisa em que puder me ajudar, eu desde já agradeço!
Um abraço!
Viviane Santos

Anônimo disse...

eU APESAR DE NOVO NAO ME ESQUECEREI DESSE DIA,ALIAS NEM SOU DE UBERABA,SOU DE DORES DO INDAIA,ME LEMBRO QUE A TORCIDA DO FLAMENGO GRITAVA MEEENNGGOOOOO, AI O MINGOOOOO TREINADOR SE ACHAVA,LA NO BANCO DE SUPLENTES DO UBERABA SPORT.GRANDE DIA. SEM CONTAR A ESTREIA DO UBERABA EM BRASILEIROS,PRIMEIRO CONTRA O ATLETICO PR NO UBERABAO (SE NAO ESTOU ENGANDO) E ME LEBRO DAQUELE JOGONO CICERO POMPEU DE TOLEDO....O QUE O HELINHO GOLEIRO,PEGOU NAQUELE JOGO,FOI UM ABSURDO.ESSE EU OUVI PELA RADIO INCONFIDENCIA AINDA EM DORES DO INDAIA,FERNANDO VANUCCI,FOI QUEM TRANSMITIU,COM ALAIR RODRIGUES REPORTANDO.UBERABA DE VADY LACERDA.

ROBERTO

aureca96 disse...

Alo pessoal de Uberaba, busco alguem p/ trocar dados sobre antigos e atuis treinadores do Uberaba, Carlos(aureca96@ig.com.br)

Anônimo disse...

nao foi o nei q jogou foi o netinho camisa 9 !!!! matador ele alias q levou o uberaba para esse jogo pq ele fez o gol contra o coritiba 1x0 pro uberaba gol dele se nao fosse ele nao viriamos u jogo flamengo x uberaba


SALVE NETINHO!!!!!

Anônimo disse...

alias o ney jogou sim quem nao jogou foi o ILTON


SALVE NETINHO!!!!

Anônimo disse...

O Jogador Tim era um dos melhores jogadores que ja teve no uberaba para min ele deveria entra na lista dos Grandres Jogadores . Tim um dos melhores !!

Unknown disse...

Alguns dias antes desse jogo no Maracana o massagista Aldair Martins a pedido da direcao do Uberaba Sport foi ate o DER-MG da Av. da Saudade pedir para o Dr. Ari A.Vaz, Eng chefe do Der Uberaba, que liberasse os jogadores do Derub Campeao Amador da Copa Arizona, funcionarios do orgao para um jogo treino no Boulanger Pucci como preparacao para o derby cobtra o Flamengo, Mingo no banco observando e Aldair no apito, jogo treino ficou no empate, gol do Derub foi anotado por Delfininho e o gol de empate do Uberaba foi anotado de penalty por Paulo Luciano se não me falha a memoria rsrs pois eu joguei e marquei o ponteiro esquerdo Ney

Unknown disse...

Meu email