Uberaba Sport Club, 98 anos de glória

Fundado em 15/07/1917, o Uberaba Sport sempre teve uma torcida apaixonada. Esse espaço pretende resgatar a bela história de nosso querido clube. É muito bom reviver esses grandes momentos, que explicam a paixão de nossa torcida, cada dia mais orgulhosa dos grandes jogos que voltaram a colorir o Uberabão. Nossa história é recheada de conquistas. Por várias vezes fomos os melhores do interior mineiro e, nos anos de 1981 e 1983, subimos direto para a Taça de Ouro, a partir da Taça de Prata. A Taça Minas Gerais, conquistada em 1980, não consta dos arquivos da Federação Mineira e é creditada ao América em algumas publicações. Mas eu estava lá... e vi o Uberaba levantar a Taça, já em 81, com uma vitória por 2x1, aos 50 minutos do segundo tempo, gol do lateral esquerdo Aldeir, após uma longa batalha jurídica contra a Federação Mineira. Nos posts a seguir, tento colocar os pingos nos is, e tenho certeza de que os mais jovens sentirão mais forte o orgulho de ser Colorado. Abaixo, assista aos dois gols do USC marcados contra o Flamengo, em 1981. Aquele primeiro tempo foi simplesmente fantástico. Foi uma derrota, mas a forma como o Colorado jogou foi incrível. Afinal, enfrentar o campeão brasileiro, o time do Zico, no Maracanã, e abrir 2x0... Até hoje escuto o barulho dos fogos.












quinta-feira, 10 de maio de 2007

Em 1982, gol de Walter Lobão valeu vaga na Taça de Prata e o título de campeão do interior

Os saudosistas hão de se lembrar: Campeonato Mineiro de 1982. Na última rodada, o Uberaba precisava vencer o América, do cabeludo Paulinho Kiss, para garantir o terceiro lugar e classificar-se para o Campeonato Brasileiro. Após abrir 2x0 o Uberaba se acomodou, permitindo o empate do América. Esse resultado era uma tragédia para o Colorado, que caía para o quinto lugar, sem vaga no Brasileirão, que seria do Uberlândia.
.
Mas no final do jogo, aos 43 do segundo tempo, Walter Lobão, o folclórico e querido zagueiro, sobe ao ataque e, na entrada da grande área, pega um rebote da defesa do América e chuta. A bola bate em um defensor americano e sobe caprichosamente, encobrindo o goleiro. Loucura total no Uberabão. Uberaba, de novo, campeão mineiro do interior!!! Uberaba 3x2 América.
.
Abaixo, uma humilde colaboração desse blogueiro, a representação gráfica do terceiro gol do Colorado, marcado pelo zagueiro Walter Lobão. A cena está em minha memória, logo não é totalmente correta. Mas o gol está em minha mente até hoje. Sensacional, acho que foi o único gol da carreira do Lobão.
.



Ficha Técnica:
USC 3 x 2 América (MG)
Gols: Simões aos 31 minutos do primeiro tempo, Binga aos 6 minutos, Gaúcho aos 15, Cláudio Barbosa aos 30 e Lobão aos 41 minutos do segundo tempo.


USC: Diron, Celso Sá, Walter Lobão, Alexandre Pimenta (Gilvan) e Aldeir; Joãozinho Maradona, Donizete Cabeça (Zé Roberto) e Toinzinho; Wilton, Binga e Simões.


América (MG): Wellington; Cacau, Luíz Carlos, Dias e Vaner; Cláudio Barbosa, Gaúcho e Lúcio; Adílson, Paulinho Kiss e Luiz Alberto.


Árbitro: Ângelo A. Ferrari

Um comentário:

Tatiana Miranda Costa disse...

alguém tem noticias do goleiro que foi reserva do saraiva ele é o meu avô chamado Luiz Fernando preciso muito saber noticias. tatiana.advjus@gmail.com aguardo noticia