Uberaba Sport Club, 98 anos de glória

Fundado em 15/07/1917, o Uberaba Sport sempre teve uma torcida apaixonada. Esse espaço pretende resgatar a bela história de nosso querido clube. É muito bom reviver esses grandes momentos, que explicam a paixão de nossa torcida, cada dia mais orgulhosa dos grandes jogos que voltaram a colorir o Uberabão. Nossa história é recheada de conquistas. Por várias vezes fomos os melhores do interior mineiro e, nos anos de 1981 e 1983, subimos direto para a Taça de Ouro, a partir da Taça de Prata. A Taça Minas Gerais, conquistada em 1980, não consta dos arquivos da Federação Mineira e é creditada ao América em algumas publicações. Mas eu estava lá... e vi o Uberaba levantar a Taça, já em 81, com uma vitória por 2x1, aos 50 minutos do segundo tempo, gol do lateral esquerdo Aldeir, após uma longa batalha jurídica contra a Federação Mineira. Nos posts a seguir, tento colocar os pingos nos is, e tenho certeza de que os mais jovens sentirão mais forte o orgulho de ser Colorado. Abaixo, assista aos dois gols do USC marcados contra o Flamengo, em 1981. Aquele primeiro tempo foi simplesmente fantástico. Foi uma derrota, mas a forma como o Colorado jogou foi incrível. Afinal, enfrentar o campeão brasileiro, o time do Zico, no Maracanã, e abrir 2x0... Até hoje escuto o barulho dos fogos.












segunda-feira, 14 de maio de 2007

Uberabão: um sonho de Edgard Rodrigues da Cunha.

Pouca gente sabe, mas o Uberabão seria, originalmente, o estádio do Uberaba Sport Club. Presidente do clube entre 1959 e 1963, o advogado Edgard Rodrigues da Cunha logo percebeu que Boulanger Pucci não era apropriado para os grandes espetáculos. Ao adquirir a área, a antiga "Chácara do Pereira", Edgar encomendou o projeto do estádio para o arquiteto do Mineirão e da Refinaria Gabriel Passos, Eduardo Mendes Guimarães.
.

Edgard Rodrigues da Cunha
.
Após fazer a terraplanagem, canalizar o córrego, nivelar o campo, construir o fosso e as fundações, e sem o interesse do Uberaba em continuar as obras, Edgard paralisou a construção até que, em um encontro casual na Rua Artur Machado, o então prefeito, João Guido, sugeriu que o estádio fosse doado à Prefeitura. Edgar aceitou rapidamente, até porque não queria um estádio só para ele. A doação foi concretizada em dezembro de 1967. Coube ao prefeito seguinte, Arnaldo Rosa Prata, concluir as obras, ainda que com algumas alterações no projeto. Edgard faleceu em 2006, aos 95 anos. Fundou a Faculdade de Direito (hoje incorporada à Uniube) e o Instituto dos Cegos do Brasil Central, presidiu a OAB local, além de construir uma sólida carreira empresarial.
.

Nenhum comentário: