Uberaba Sport Club, 98 anos de glória

Fundado em 15/07/1917, o Uberaba Sport sempre teve uma torcida apaixonada. Esse espaço pretende resgatar a bela história de nosso querido clube. É muito bom reviver esses grandes momentos, que explicam a paixão de nossa torcida, cada dia mais orgulhosa dos grandes jogos que voltaram a colorir o Uberabão. Nossa história é recheada de conquistas. Por várias vezes fomos os melhores do interior mineiro e, nos anos de 1981 e 1983, subimos direto para a Taça de Ouro, a partir da Taça de Prata. A Taça Minas Gerais, conquistada em 1980, não consta dos arquivos da Federação Mineira e é creditada ao América em algumas publicações. Mas eu estava lá... e vi o Uberaba levantar a Taça, já em 81, com uma vitória por 2x1, aos 50 minutos do segundo tempo, gol do lateral esquerdo Aldeir, após uma longa batalha jurídica contra a Federação Mineira. Nos posts a seguir, tento colocar os pingos nos is, e tenho certeza de que os mais jovens sentirão mais forte o orgulho de ser Colorado. Abaixo, assista aos dois gols do USC marcados contra o Flamengo, em 1981. Aquele primeiro tempo foi simplesmente fantástico. Foi uma derrota, mas a forma como o Colorado jogou foi incrível. Afinal, enfrentar o campeão brasileiro, o time do Zico, no Maracanã, e abrir 2x0... Até hoje escuto o barulho dos fogos.












sábado, 21 de janeiro de 2012

Uberaba goleia o Sertãozinho.


O Uberaba disputou neste sábado, 21/01, seu ultimo amistoso prepararatório para o Campeonato Mineiro de 2012. Em partida disputada na cidade de Dumont, na região de Ribeirão Preto, o Colorado venceu o Sertãozinho, participante da Série A3 do Campeonato Paulista, por elásticos 4x0.

O Uberaba levou muito a sério seu último teste e destacou-se pelo condicionamento físico, muito exigido pelo intenso calor enfrentado no interior paulista. O resultado, todo construído no primeiro tempo, demonstra que o adversário não foi dos mais difíceis, mas foi um bom teste para a equipe colorada, serviu para dar mais ritmo de jogo ao elenco e mais confiança para a estréia na próxima semana, contra o América de Teófilo Otoni.

O volante Bruno Moreno fez o primeiro gol colorado em uma bela cobrança de falta, aos vinte minutos. Aos 26, Clodoaldo desencantou e fez seu primeiro gol com a camisa rubra. Roberto Dias fez o terceiro aos 36 e Gabriel completou a goleada com um belo chute de fora da área, aos 40 minutos, fazendo o mais belo gol da partida.

No segundo tempo o Uberaba fez várias alterações e diminuiu o ritmo, não conseguindo aumentar o placar. Os jogadores que estrearam, Gustavinho e Marlon, tiveram boas atuações e parecem ter condições de compor o elenco e ajudar o Uberaba a conquistar seu retorno à Série D do Campeonato Brasileiro.
  
Ficha Técnica:
Sertãozinho 0x4 Uberaba
Data: 21/01/2012
Motivo: Amistoso
Local: Estádio Municipal de Dumont, Dumont - SP
Árbitro: Alexandre Mizael
Auxiliares: Marcos Aparecido Nogueira e Gustavo Pascoal
Sertãozinho: Leonardo, Claudio Santos, Edmar, Samir, Márcio Santos, Zinho, Moreira, Diogo, Cairo, Alequito
Técnico: Edson Vieira
Uberaba: Fernando (Alex); Éder, Alberto, Roberto Dias (Salinas) e Tom (Gustavinho); Bruno Moreno (Nerylon), Gabriel (Thiago Toretti), Thiago Marin (Guilherme) e Gabriel Davis; Thiaguinho e Clodoaldo (Marlon).
Técnico: Nenê Belarmino
Gols: Bruno Moreno (20' do 1º T), Clodoaldo (26' do 1º T), Roberto Dias (36' do 1º T), Gabriel (40' do 1º T)
Cartões Amarelos: Nerylon

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Uberaba empata amistoso contra o Araxá.


O Uberaba Sport disputou nesta quarta-feira, 18/01, seu terceiro amistoso preparatório para o Campeonato Mineiro. O adversário foi o Araxá, que assim como o adversário anterior, o Uberlândia, também se prepara para a disputa do Módulo II. E, também como o Verdão, dispõe de vários ex-atletas do Colorado, tais como Arlem, Felipe Nogueira, Fabiano, Cafu e Zé Maria. 

No primeiro tempo o Uberaba foi superior ao Araxá, trabalhou bem a bola e criou boas chances mas não as transformou em gols. Os melhores em campo foram Gabriel Davis e Thiago Marin, que dominaram o meio campo e o jovem lateral Éder, que se movimentou bastante, apoiou bem o ataque e já merece ser titular do Colorado.   

No segundo tempo, as equipes voltaram com a mesma formação que terminou a primeira etapa, mas o jogo mudou. O Araxá adiantou a marcação, pressionou e dominou o jogo. O Uberaba tentava alguns contra-ataques, mas não conseguia levar perigo ao gol araxaense. Para piorar a situação, aos 24 minutos do segundo tempo, o árbitro expulsou Gabriel Davis, que exagerou na reclamação contra a arbitragem.

Apesar do domínio territorial o Araxá não conseguiu criar boas chances e o placar acabou não se movimentando. No final da partida os treinadores aproveitaram para dar ritmo de jogo aos seus elencos e fizeram várias trocas. Pelo Uberaba, destaque negativo para o centroavante Clodoaldo, que visivelmente fora de forma, perdeu gols  fáceis e brigou com a bola durante todo o jogo. 

Ficha Técnica:
Araxá 0x0 Uberaba
Data: 18/01/2012
Motivo: Amistoso
Local: Estádio Fausto Alvim, Araxá – MG.
Público: Aproximadamente 500
Árbitro: Amilton Marcos Moreira (LAD - Liga Araxaense de Desportos)
Auxiliares: Baltazar Júnior e Marco Antônio Inácio (LAD).
Araxá: Arlem (Fred), Rafael (Peterson), Fred Milani (Thiago Campos), Felipe Nogueira  e Fabiano (Breno); Cafu (Madson), Zé Maria (Leandro Paraná), Samir (Marcelino) e Ruy Neto (Flávio Torres); Evandro (Marcel Soares) e Tiago  Pereira (Donizete).
Técnico: Luís Eduardo
Uberaba: Fernando (Alex); Eder (Nerylon), Alberto e Roberto Dias e Victor Hugo (Luan); Bruno Moreno (Carlão), Gabriel (Dado), Gabriel Davis e Thiago Marin (Rondineli); Thiaguinho (Geovani) e Clodoaldo.
Técnico: Nenê Belarmino
Cartões amarelos: Vitor Hugo, Thiaguinho e Bruno Moreno; Thiago Marin, Gabriel Davis e Roberto Dias (Uberaba); Marcelo Soares (Araxá).
Cartão vermelho: Gabriel Davis (Uberaba)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Uberaba é derrotado no Clássico do Triângulo.

Uberlândia e Uberaba fizeram partida amistosa no sábado, 14/01, no Estádio Parque do Sabiá. Enquanto o Verdão se prepara para o Módulo II do Mineiro, o Uberaba fará sua quinta temporada consecutiva no Módulo I.

O Uberaba iniciou a partida testando o esquema 3-5-2, e teve pela frente um adversário que conta com vários atletas que já defenderam as cores alvirrubras, tais como Ivonaldo, Marcel, Balduíno, Gustavo, Cristiano Brasília, Cadu, Saulo e Danilo Goiano. Até mesmo por isso, mais entrosado, o Uberlândia tomou o comando da partida e já aos dois minutos de jogo, levou perigo ao gol de Fernando, em uma jogada do meia Esquerdinha, que lançou para Cristiano Brasília chutar para fora.

Aos 29 minutos, Rafael Aidar foi derrubado dentro da área e o árbitro uberlandense marcou pênalti a favor do Uberlândia. Cadu, que jogou a temporada passada pelo Colorado, cobrou forte no meio do gol e abriu o placar para o Uberlândia.

No segundo tempo, o Uberaba equilibrou as ações e quase estufou as redes em boa jogada de Éder, que Clodoaldo, bem posicionado na pequena área, não conseguiu concluir. No final da partida o atacante Guma fez mais um gol para o Uberlândia, em bate rebate dentro da pequena área colorada, e deu números finais ao jogo.
 
O Uberaba continua sua preparação para a estréia no Campeonato Mineiro, que ocorrerá dia 29, contra o América de Teófilo Otoni, no estádio Uberabão e fará mais dois amistosos, contra o Sertãozinho, dia 18 e contra o Araxá, dia  21.



Ficha Técnica
Uberlândia 2x0 Uberaba
Motivo: Amistoso
Data: 14/01/2012
Local: Estádio Parque do Sabiá, Uberlândia – MG
Público: 730
Árbitro: João de Sousa (Liga Uberlandense de Futebol)
Uberlândia: Marcelo Cruz; Ivonaldo (Ceará), Fernando (Fábio Fidelis), Bruno Lourenço e Marcel (Baroni); Balduíno, Gustavo (Saulo), Cristiano Brasília (Hamilton) e Esquerdinha (Guma); Cadu (Danilo Goiano) e Rafael Aidar (Renan).
Técnico: Eugênio Carlos
Uberaba:
Fernando; Neyrilon (Eder), Victor Hugo, Alberto (Thiago Toreti) e Roberto Dias; Tom (Thiago Marin), Bruno Moreno, Gabriel e Gabriel Davis (Rondineli); Diego Perão (Thiaguinho) e Clodoaldo.

Técnico: Nenê Belarmino
Gols: Cadu (28' do  1º T) e Guma (43’ do  2º T)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

USC vence o CRAC no primeiro amistoso do ano.


O Uberaba Sport Club venceu o primeiro amistoso de 2012. O adversário foi o CRAC, de Catalão - GO. Enquanto o Uberaba se prepara para o Campeonato Mineiro, o Leão do Sul vai disputar a elite goiana de 2012.

Para o compromisso diante do CRAC, Belarmino escolheu o esquema 3-5-2, procurando dar mais segurança para a equipe. Com o gramado bastante castigado pela intensa chuva, o primeiro tempo foi muito truncado e com poucas jogadas de perigo, mas o CRAC jogou melhor. Pelo Uberaba o destaque foi o meia Gabriel Davis, que fez boas jogadas e mostrou habilidade.

Para o segundo tempo o Uberaba mudou toda a equipe, dando oportunidade a todos os jogadores que viajaram até Catalão. Logo aos 8 minutos o volante Carlão, que ostentava a braçadeira de capitão, fez uma falta dura e teve que ser substituído por Roberto Dias, que voltou ao gramado graças ao acordo firmado pelas equipes antes da partida.  

Logo a seguir, com ajuda do campo molhado, a bola ficou travada em um toque rasteiro do zagueiro Luciano para João Paulo dentro da área do Leão e Rondineli, bem posicionado, aproveitou e empurrou a bola para o fundo do gol, fazendo o primeiro gol colorado em 2012. 

Aos 22 minutos Bruno Moreno também foi expulso pelo árbitro catalano e precisou ser substituído por Victor Hugo. O Uberaba se fechou na defesa e explorava os contra-ataques com o veloz atacante Thiaguinho, que conseguiu marcar seu gol no final da partida após bela jogada do jovem lateral Éder.  

Antes da estréia no Campeonato Mineiro, o Colorado possui mais dois amistosos agendados. O primeiro deles será  realizado no sábado, dia 14, contra o Uberlândia, no Parque do Sabiá. O segundo será contra o Sertãozinho, no dia 21, também fora de casa. 

Ficha Técnica:
CRAC 0x2 Uberaba
Data: 11/01/2012
Local: Estádio Genervino Evangelista da Fonseca, Catalão - GO
Motivo: Amistoso
Árbitro: Cléber Diniz (LEC - Liga Esportiva Catalana)
Auxiliares: Nelson Dias
Público: Aproximadamente 400 pessoas
CRAC: Donizete (Fernando), Dida, Luciano, João Paulo e Rogério; Wellington Leão (Henrique), Mário César, Tiago Carpini e Cleitinho (Danilinho); Fábio Nunes e André Leonel. Técnico: Lucho Nizzo
Uberaba: Fernando (Denis), Roberto Dias (Max), Alberto (Tiago Toreti) e Victor Hugo (Salinas); Nerylon (Eder), Cacá (Bruno Moreno) (Victor Hugo), Gabriel (Carlão) (Roberto Dias), Gabriel Davis (Rondineli) e Tom (Luan); Diego Perão (Thiaguinho) e Clodoaldo (Thiago Marin). Técnico: Nenê Belarmino
Gols: Rondineli (11' do 2º T) e Thiaguinho (44' do 2º T)