Uberaba Sport Club, 98 anos de glória

Fundado em 15/07/1917, o Uberaba Sport sempre teve uma torcida apaixonada. Esse espaço pretende resgatar a bela história de nosso querido clube. É muito bom reviver esses grandes momentos, que explicam a paixão de nossa torcida, cada dia mais orgulhosa dos grandes jogos que voltaram a colorir o Uberabão. Nossa história é recheada de conquistas. Por várias vezes fomos os melhores do interior mineiro e, nos anos de 1981 e 1983, subimos direto para a Taça de Ouro, a partir da Taça de Prata. A Taça Minas Gerais, conquistada em 1980, não consta dos arquivos da Federação Mineira e é creditada ao América em algumas publicações. Mas eu estava lá... e vi o Uberaba levantar a Taça, já em 81, com uma vitória por 2x1, aos 50 minutos do segundo tempo, gol do lateral esquerdo Aldeir, após uma longa batalha jurídica contra a Federação Mineira. Nos posts a seguir, tento colocar os pingos nos is, e tenho certeza de que os mais jovens sentirão mais forte o orgulho de ser Colorado. Abaixo, assista aos dois gols do USC marcados contra o Flamengo, em 1981. Aquele primeiro tempo foi simplesmente fantástico. Foi uma derrota, mas a forma como o Colorado jogou foi incrível. Afinal, enfrentar o campeão brasileiro, o time do Zico, no Maracanã, e abrir 2x0... Até hoje escuto o barulho dos fogos.












domingo, 6 de abril de 2008

Paulinho, nosso maior artilheiro.

Nascido em Ibiá, em 03/03/1933, Paulo Lúcio de Paula Teixeira, o Paulinho, foi provavelmente o maior artilheiro da história do Uberaba. Marcou mais de 200 gols em quase uma década como ídolo da torcida colorada.
Deu seus primeiros chutes no Esporte Clube Ferroviário, de Ibiá. Em 1950 foi jogar no juvenil do América Mineiro. Dois anos depois, o primeiro contrato profissional, com o Comercial de Campo Belo. No final de 53 chegou a Uberaba, tornando-se rapidamente ídolo da torcida.

Fã de Nora Ney, Nelson Gonçalves e Dalva de Oliveira, era torcedor de Flamengo e Palmeiras, mas não teve oportunidade de jogar nos times de coração. As boas jornadas pelo Colorado o levaram a jogar no Fluminense e no São Paulo. Para o mestre Zizinho, que chegou a jogar uma partida amistosa pelo Uberaba, Paulinho era um jogador completo.

Suas principais características eram o apurado domínio de bola, a arrancada fulminante em direção ao gol e um raro faro de gol.
Contudo, sua saída do Uberaba, em Agosto de 1960 foi melancólica. Após três derrotas seguidas no campeonato mineiro e entendendo que o treinador Thiago Melo havia sido boicotado na derrota de 3x0 para o Guarani de Divinópolis, a diretoria resolveu dispensar Paulinho e Marambaia. Ambos chegaram a ser presos por tentarem recuperar seus contratos na sede do clube. Um pouco antes, no estádio Boulanger Pucci, Paulinho chegou a ameaçar o treinador com uma faca. Thiago foi dispensado do Uberaba no final do ano e Paulinho carregaria para sempre a mágoa com a diretoria do clube que o projetou.

Faleceu em Belo Horizonte, em meados da década de 90.

Os gols de Paulinho:
  • 1953 - Sem registro
  • 1954 - Sem registro
  • 1955 - 33 gols
  • 1956 - 40 gols
  • 1957 - 43 gols
  • 1958 - 17 gols
  • 1959 - 39 gols
  • 1960 - 16 gols

3 comentários:

Unknown disse...

Meu nome é Paula Cristina Teixeira,filha do grande Paulinho do Uberaba!!!Fiquei e estou muito feliz e emocionada com a homenagem á meu Pai!!!Ele merece!!!Pena que quando ele estava vivo,ninguém se lembrava dele!!Mesmo assim,fico feliz que as pessoas possam conhecer um pouquinho do meu Pai!!PQ ELE FOI E SEMPRE SERÁ O NOSSO MAIOR ÍDOLO!!!Meu e dos meus quatro irmãos...Jesus Paulo,Lélio,Serguinho e Douglas Lécio...Obrigada!!!!

JESUS disse...

SOU JESUS PAULO DE PAULA TEIXEIRA,MEU PAI FOI CONSIDERADO O MELHOR JOGADOR QUE PASSOU POR UBERABA, EU SEMPRE TEREI MUITO ORGULHO DE SER FILHO DESSE GRANDE HOMEM. OBRIGADO A TODAS AS PESSOAS QUE O PRESTIGIARAM.

Unknown disse...

HOJE É ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE MEU TIO PAULIONHO - 03 03 2023 - SOU ANDRÉ LUIZ BORGES E FALO PRA TODOS AMIGOS, PARENTES, COLEGAS DE PROFISSÃO E VIZINHOS; "MEU TIO FOI UM CRAQUE". PARABENS TIO PAULINHO E OBRIGADO POR VOÇE TER COLOCADO NA ALMA DE CADA TORCEDOR DO CLUBE POR ONDE VOÇE PASSOU ALEGRIA, FELICIDADE. UM ATÉ BREVE. VOCE DEU ALEGRIA PARA MUIITA GENTE.