Uberaba Sport Club, 98 anos de glória

Fundado em 15/07/1917, o Uberaba Sport sempre teve uma torcida apaixonada. Esse espaço pretende resgatar a bela história de nosso querido clube. É muito bom reviver esses grandes momentos, que explicam a paixão de nossa torcida, cada dia mais orgulhosa dos grandes jogos que voltaram a colorir o Uberabão. Nossa história é recheada de conquistas. Por várias vezes fomos os melhores do interior mineiro e, nos anos de 1981 e 1983, subimos direto para a Taça de Ouro, a partir da Taça de Prata. A Taça Minas Gerais, conquistada em 1980, não consta dos arquivos da Federação Mineira e é creditada ao América em algumas publicações. Mas eu estava lá... e vi o Uberaba levantar a Taça, já em 81, com uma vitória por 2x1, aos 50 minutos do segundo tempo, gol do lateral esquerdo Aldeir, após uma longa batalha jurídica contra a Federação Mineira. Nos posts a seguir, tento colocar os pingos nos is, e tenho certeza de que os mais jovens sentirão mais forte o orgulho de ser Colorado. Abaixo, assista aos dois gols do USC marcados contra o Flamengo, em 1981. Aquele primeiro tempo foi simplesmente fantástico. Foi uma derrota, mas a forma como o Colorado jogou foi incrível. Afinal, enfrentar o campeão brasileiro, o time do Zico, no Maracanã, e abrir 2x0... Até hoje escuto o barulho dos fogos.












segunda-feira, 14 de março de 2011

Uberaba Sport nunca venceu o Palmeiras.


Uberaba e Palmeiras, que se enfrentarão pela segunda fase da Copa do Brasil 2011, já se confrontaram três vezes na história, todas em amistosos realizados em nossa cidade. 


O primeiro duelo que se tem registro entre os dois clubes ocorreu em 1934. O ainda Palestra Itália, que trouxe um time misto, não teve dificuldades para bater o alvirrubro por 4x0. O Palestra faria um segundo jogo em Uberaba mas desistiu, causando enorme insatisfação nos dirigentes uberabenses.

Na segunda partida, já na década de 50, o Uberaba teve um desempenho bem melhor. O jogo marcou a inauguração do sistema de refletores do estádio Boulanger Pucci. Antes do jogo, o sistema de iluminação foi benzido pelo então bispo de Uberaba, Dom Alexandre Gonçalves Amaral, acompanhado pelo eletricista Ângelo Bevilacqua. A partida aconteceu em 24/11/1953 e terminou com a vitória da equipe paulista por 3x2. O juiz da partida foi o folclórico Nenê Mamá, que não marcou um gol supostamente legítimo anotado por Táti, alegando não ter visto o lance. O Uberaba, então presidido por Arthur de Melo Teixeira, homenageou o grande Jair da Rosa Pinto, da seleção de 1950, que fez questão de comparecer à partida mesmo não estando em suas melhores condições físicas. O técnico Cláudio Cardoso, que não pode acompanhar o clube paulista, foi substituído no comando pelo eterno Ventura Cambón.




Palmeiras – Em pé da esq.: Arnaldo Tyrone, Manuelito, Juvenal, Oberdan, Dema, Salvador, Valdemar Fiume, Cambom ( Técnico) e Tamanqueiro (roupeiro). Agachados da esq.: Moacir, Humberto, Matos, Jair, Rodrigues e Wilson (massagista).


Uberaba - Em pé da esq.: Arthur de Melo Teixeira (Pres.), Celinho, Adão, Jahu, Tino, Tan, Tiago, Caetano Valicente (Técnico) Agachados da esq.: Fuminho (massagista), Fausto, Barros, Dimas, Paulinho e Tati. Fonte: Arquivo Público Municipal de Uberaba.

Já em 1954 o Uberaba conseguiu um honroso empate com o time paulista, em jogo que marcou a despedida do jogador Aquiles. O atacante fez em Uberaba seu último jogo como profissional, fraturando a perna pela terceira vez no mesmo local. Após esse triste episódio, a qualidade do jogo caiu muito, pois todos os jogadores em campo ficaram extremamente  abatidos. O Palmeiras fez dois gols no final do primeiro tempo, por intermédio de Jair. O Uberaba empatou no segundo tempo com gols de Dema (contra) e Paulinho.

Será que chegou a hora da primeira vitória uberabense? Infelizmente para a torcida colorada o clube enfrenta sua maior crise técnica dos últimos anos e sairá no lucro se conseguir evitar a eliminação precoce no Uberabão.

Confira abaixo as fichas técnicas das partidas:

15/07/1934
Uberaba 0x4 Palestra Itália
Local: Estádio das Mercês, Uberaba - MG
Árbitro: Thomas Cicarelli
Palestra Itália: Aymoré, Carnera e Begliomini; Zico, Zezé Moreira e Garcia; Avelino, Martinez, Fogueira, Gutierrez e Imparato III. Técnico: Humberto Cabelli
Gols: Martinez (2), Fogueira e Gutierrez

24/11/1953
Uberaba 2x3 Palmeiras
Local: Estádio Boulanger Pucci, Uberaba - MG
Árbitro: Waldomiro Campos (Nenê Mamá)
Uberaba: Tino, Celinho e Adão; Jahu, Tam e Tiago; Fausto, Barros, Dimas, Paulinho e Tati. Técnico: Carmo Caetano Valicente.
Palmeiras: Oberdan, Arnaldo Tyrone, Manuelito, Juvenal, Dema, Salvador, Valdemar Fiume, Moacir, Humberto, Matos, Jair e Rodrigues. Técnico: Ventura Cambón

06/04/1954
Uberaba 2x2 Palmeiras
Local: Estádio Boulanger Pucci, Uberaba – MG
Uberaba: Nego, Vegona, Mexicano; Tam, Itamar e Tiago; Fausto, Paulinho, Zé Luiz, Valdemar e Oliveira.
Palmeiras: Cavani, Rubens e Juvenal; Fiúme, Sarno e Dema; Nei, Aquiles (Otávio), Berto, Jair Rosa Pinto e Moacir. Técnico: Cláudio Cardoso
Gols: Jair (42’ e 44’do 1T ); Dema (contra, 36’do 2T) e Paulinho (38’do 2T).


3 comentários:

Fabio Tatu disse...

Caro Ruy, sou palmeirense e caí aqui quando pesquisava sobre os confrontos entre Uberaba x Palmeiras.
Uma pergunta: o estádio das Marcês (do 1º jogo em 1934) é o Boulanger Pucci ?
Um abraço e parabéns pelo ótimo site.

Fabio

Hugo disse...

Ruy, em primeiro lugar parabéns pelo ótimo blog. É sempre bom encontrar lugares que mantém viva a memória dos clubes.

Tb sou palmeirense e gostaria de saber se você tem a escalação do Uberaba deste jogo de 1934.

Se tiver e puder colocar no blog, eu agradeço.

Abraço

Machado Gomes disse...

A exemplo do Fabio Tatu também sou palmeirence, diga -se de passagem com muita honra. Porem gosto muito do Uberaba. Agora respondendo a pergunta Tatu,com relação ao campo onde o palmeiras jogou em 1934,é o mesmo do alto das mercês Boulanger Pocci.
Gostei do blog abraços