Uberaba Sport Club, 98 anos de glória

Fundado em 15/07/1917, o Uberaba Sport sempre teve uma torcida apaixonada. Esse espaço pretende resgatar a bela história de nosso querido clube. É muito bom reviver esses grandes momentos, que explicam a paixão de nossa torcida, cada dia mais orgulhosa dos grandes jogos que voltaram a colorir o Uberabão. Nossa história é recheada de conquistas. Por várias vezes fomos os melhores do interior mineiro e, nos anos de 1981 e 1983, subimos direto para a Taça de Ouro, a partir da Taça de Prata. A Taça Minas Gerais, conquistada em 1980, não consta dos arquivos da Federação Mineira e é creditada ao América em algumas publicações. Mas eu estava lá... e vi o Uberaba levantar a Taça, já em 81, com uma vitória por 2x1, aos 50 minutos do segundo tempo, gol do lateral esquerdo Aldeir, após uma longa batalha jurídica contra a Federação Mineira. Nos posts a seguir, tento colocar os pingos nos is, e tenho certeza de que os mais jovens sentirão mais forte o orgulho de ser Colorado. Abaixo, assista aos dois gols do USC marcados contra o Flamengo, em 1981. Aquele primeiro tempo foi simplesmente fantástico. Foi uma derrota, mas a forma como o Colorado jogou foi incrível. Afinal, enfrentar o campeão brasileiro, o time do Zico, no Maracanã, e abrir 2x0... Até hoje escuto o barulho dos fogos.












quinta-feira, 31 de março de 2011

1920: Uberaba enfrenta o campeão paulista do interior.

Em 1920 o Uberaba enfrentou um importante clube da época, o Corinthians Jundiaiense, que viria a ser campeão de amadores do interior paulista nesse mesmo ano. 

Foram disputadas, ainda, duas partidas preliminares que contaram com as equipes alvirrubras infantil-média (derrota de 3x1 para o Diocesano) e Segundo Quadro (empate de 2x2 com a Associação Olímpica Mineira). Em todas as partidas houve a apresentação da banda Ítalo Brasileira.

Cinco jogadores que participaram dessa partida pelo Uberaba foram homenageados em 25/12/1920 por terem tomado parte  na maioria das partidas jogadas pelo clube em 1920. Foram eles: Pino (Anacleto Poli), Badu (Egídio Mateus Junior), Kiki (Francisco Buzzolo), Valfredo (Valfredo Vieira) e Miguel (Miguel Afonso).  

O jogo foi disputado no Campo da Misericórida, que tinha capacidade para 450 pessoas, acomodadas em arquibancada de 40 metros de comprimento e quatro estreitos degraus. Esse pequenino estádio foi construído dentro dos terrenos da Santa Casa de Misericórdia, com cuja administração o Uberaba celebrou um contrato especial, pagando 50$000 por mês.
Escudo do Corinthians Jundiaiense Football Club


Ficha Técnica:
Uberaba 1x1 Corinthians Jundiaiense
Data: 01/08/1920
Horário: 15:30h
Local: Campo da Misericóridia, Uberaba - MG
Árbitro: Domingos de Latino (APSA)
Uberaba: Pino, Miguel e Valdemar; Hildebrando, Badu e Valter; Firmino, Baiano, Kiki, J. Ribeiro e Valfredo.
Corinthians Jundiaiense: Dica, Batista e Picão; Mulignaro, Tango e Emídio; Totó, Joaquim, Carrinho, Euclides e Cricri.
Obs: O Uberaba teve um gol anulado pelo árbitro.


Nenhum comentário: