Uberaba Sport Club, 98 anos de glória

Fundado em 15/07/1917, o Uberaba Sport sempre teve uma torcida apaixonada. Esse espaço pretende resgatar a bela história de nosso querido clube. É muito bom reviver esses grandes momentos, que explicam a paixão de nossa torcida, cada dia mais orgulhosa dos grandes jogos que voltaram a colorir o Uberabão. Nossa história é recheada de conquistas. Por várias vezes fomos os melhores do interior mineiro e, nos anos de 1981 e 1983, subimos direto para a Taça de Ouro, a partir da Taça de Prata. A Taça Minas Gerais, conquistada em 1980, não consta dos arquivos da Federação Mineira e é creditada ao América em algumas publicações. Mas eu estava lá... e vi o Uberaba levantar a Taça, já em 81, com uma vitória por 2x1, aos 50 minutos do segundo tempo, gol do lateral esquerdo Aldeir, após uma longa batalha jurídica contra a Federação Mineira. Nos posts a seguir, tento colocar os pingos nos is, e tenho certeza de que os mais jovens sentirão mais forte o orgulho de ser Colorado. Abaixo, assista aos dois gols do USC marcados contra o Flamengo, em 1981. Aquele primeiro tempo foi simplesmente fantástico. Foi uma derrota, mas a forma como o Colorado jogou foi incrível. Afinal, enfrentar o campeão brasileiro, o time do Zico, no Maracanã, e abrir 2x0... Até hoje escuto o barulho dos fogos.












segunda-feira, 9 de maio de 2022

1985: Amistoso Internacional, Uberaba 2x2 AARAU (Suiça)

Em janeiro de 1985 o time suiço do AARAU, que nesse mesmo ano se sagraria vice-campeão de seu país e conquistaria a Copa da Suíça, excursionou pelo Brasil. E enfrentou o nosso Colorado. Em partida realizada no Uberabão, o time suiço empatou com nosso esquadrão pelo placar de 2x2. 

O clube suíço, que havia sido derrotado em seus dois confrontos anteriores (Bahia 3x0 e Goiás 4x0), mais descansado e adaptado ao Brasil, não permitiu que o Colorado comemorasse a vitória.

Um jogo tecnicamente fraco, mas com muita movimentação e público decepcionante para a primeira partida internacional do Uberaba em mais de 11 anos, a segunda no Uberabão, causando um prejuízo superior a dez milhões de cruzeiros. O AARAU viria a ser o campeão suíço em 1985, sob o comando de Ottmar Hitzfield, que após esse primeiro título como treinador, faria muito sucesso na carreira, sendo considerado o treinador do ano em 1997 e 2001, conquistando por duas vezes a Liga dos Campeões da Europa (Bayern e Borussia Dortmund) e levando a Suíça às copas de 2010 e 2014.  



Ficha Técnica:

29/01/1985, terça-feira, 21h15
UBERABA 2x2 AARAU
Local: Estádio Engenheiro João Guido, Uberaba - MG
Público: 746 pagantes / Renda: Cr$ 2.238.000,00
Árbitro: Maurílio José Santiago (MG)
Auxiliares: José Rodrigues (LUF) e Osmarino Carlos (LUF)
UBERABA: Batista; Marcinho, Teddy, Jean (Zé Humberto) e Luiz Henrique; Celso Sá, Coca e Aldeir; João Paulo, Dema e Elier. Entraram, ainda, Jair e Robertinho. Técnico: Muca
AARAU: Richiner; Zahner, Tschuppeit, Osterwalder e Tschuppert; Kastaveridis, Iselim e Fregno; Sheaar, Sailan e Ipsser. Entraram, ainda, Kueng, Mayey e Seiler. Técnico: Otmar Hitzfield

Outras partidas do AARAU na excursão ao Brasil:

22/01/1985 
Bahia 3x0 AARAU
Local: Fonte Nova – Salvador/BA

24/01/1985 
Goiás 4x0 AARAU 
Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia - GO




Nenhum comentário: