Uberaba Sport Club, 98 anos de glória

Fundado em 15/07/1917, o Uberaba Sport sempre teve uma torcida apaixonada. Esse espaço pretende resgatar a bela história de nosso querido clube. É muito bom reviver esses grandes momentos, que explicam a paixão de nossa torcida, cada dia mais orgulhosa dos grandes jogos que voltaram a colorir o Uberabão. Nossa história é recheada de conquistas. Por várias vezes fomos os melhores do interior mineiro e, nos anos de 1981 e 1983, subimos direto para a Taça de Ouro, a partir da Taça de Prata. A Taça Minas Gerais, conquistada em 1980, não consta dos arquivos da Federação Mineira e é creditada ao América em algumas publicações. Mas eu estava lá... e vi o Uberaba levantar a Taça, já em 81, com uma vitória por 2x1, aos 50 minutos do segundo tempo, gol do lateral esquerdo Aldeir, após uma longa batalha jurídica contra a Federação Mineira. Nos posts a seguir, tento colocar os pingos nos is, e tenho certeza de que os mais jovens sentirão mais forte o orgulho de ser Colorado. Abaixo, assista aos dois gols do USC marcados contra o Flamengo, em 1981. Aquele primeiro tempo foi simplesmente fantástico. Foi uma derrota, mas a forma como o Colorado jogou foi incrível. Afinal, enfrentar o campeão brasileiro, o time do Zico, no Maracanã, e abrir 2x0... Até hoje escuto o barulho dos fogos.












sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Junqueira, grande atacante da década de 20, começou a carreira no Uberaba



Durval Junqueira Machado, mais conhecido como Junqueira, foi um atacante uberabense que brilhou no Flamengo e chegou a jogar na Seleção Brasileira na década de 20. Nascido em 12 de junho de 1900, em Uberaba, fazia parte do grupo de jovens que, em 1917, fundou o Uberaba Sport Club, equipe pela qual jogou por quase dois anos. Em 30 de março de 1919 fez seu último jogo pelo Uberaba, marcando três gols na goleada de 5×0 sobre o arquirival de então, o Red and White Association.

Transferiu-se para o Flamengo, onde formou uma grande dupla com o artilheiro grandalhão Nonô. Fez o seu 1° jogo no dia 13/07/1919 (Flamengo 2 x 1 América-RJ). Pela equipe carioca disputou, no total, 103 partidas e anotou 82 gols, em sete temporadas. Ainda em 1920 foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Pelo Brasil atuou em quatro partidas mas não marcou gols. Participou do Campeonato Sul Americano de 1920 e 1922, sagrando-se campeão em 1922. Em 1925, emprestado pelo Flamengo, participou da vitoriosa excursão do Paulistano à Europa, quando os multicampeões paulistas foram aclamados como “Os reis do futebol”.

Formado em Medicina, na década de 30 radicou-se em Orlândia, pequena cidade do interior paulista, próxima a Ribeirão Preto, onde mantinha consultório em sua residência, na Rua 6. Casou-se com a Sra. Antonieta Carvalho Junqueira Machado e teve dois filhos, Reynaldo e Luís Eduardo.


Durval faleceu em 22/04/1959 em São Paulo, capital, aos 58 anos de idade.


Títulos pelo Flamengo:

■1919 - Campeão do Torneio Triangular do Rio de Janeiro (Troféu América Fabril).
■1920 - Campeão Carioca, Campeão do Torneio Início e da Taça Sport Club Mackenzie.
■1921 - Campeão Carioca e da Taça Ypiranga.
■1922 - Campeão do Torneio Início e do Torneio América Fabril.
■1923 - Campeão do Torneio América Fabril, Troféu Carioca Football Club e do Troféu Petropolitano.
■1925 - Campeão Carioca, Troféu Torre Sport Club, Troféu Agência Hudson, Troféu Jornal do Commércio de Pernambuco e do Troféu Sérgio de Loreto.



Fontes:


  • História do Futebol em Uberaba – Hildebrando Pontes
  • Folha da Manhã – ACERVO FOLHA
  • Flapedia: http://www.flamengo.com.br/flapedia/Junqueira
  • Sambafoot: http://en.sambafoot.com/players/2048_Junqueira.html
  • Blog Flamengo: http://mengo1895.blogspot.com/2008/03/junqueira-um-grande-artilheiro.html
  • Web Site CBF: http://www2.cbf.com.br/ca2/410j.html
  • Acervo Estadão

Nenhum comentário: