Uberaba Sport Club, 98 anos de glória

Fundado em 15/07/1917, o Uberaba Sport sempre teve uma torcida apaixonada. Esse espaço pretende resgatar a bela história de nosso querido clube. É muito bom reviver esses grandes momentos, que explicam a paixão de nossa torcida, cada dia mais orgulhosa dos grandes jogos que voltaram a colorir o Uberabão. Nossa história é recheada de conquistas. Por várias vezes fomos os melhores do interior mineiro e, nos anos de 1981 e 1983, subimos direto para a Taça de Ouro, a partir da Taça de Prata. A Taça Minas Gerais, conquistada em 1980, não consta dos arquivos da Federação Mineira e é creditada ao América em algumas publicações. Mas eu estava lá... e vi o Uberaba levantar a Taça, já em 81, com uma vitória por 2x1, aos 50 minutos do segundo tempo, gol do lateral esquerdo Aldeir, após uma longa batalha jurídica contra a Federação Mineira. Nos posts a seguir, tento colocar os pingos nos is, e tenho certeza de que os mais jovens sentirão mais forte o orgulho de ser Colorado. Abaixo, assista aos dois gols do USC marcados contra o Flamengo, em 1981. Aquele primeiro tempo foi simplesmente fantástico. Foi uma derrota, mas a forma como o Colorado jogou foi incrível. Afinal, enfrentar o campeão brasileiro, o time do Zico, no Maracanã, e abrir 2x0... Até hoje escuto o barulho dos fogos.












terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Grandes jogadores de nossa história: MEXICANO

Alfredo Lúcio de Moura, o Mexicano, ganhou esse apelido após a temporada de um circo mexicano em Uberaba. O garoto impressionava com sua habilidade em apresentações antes do início das atrações circenses. O circo foi embora e Alfredo se tornou, para sempre, o “Mexicano”.

O menino, criado no bairro da Abadia, cresceu e apareceu. Para o saudoso jornalista e também ídolo alvi-rubro, Ataliba Guaritá Neto, Mexicano era um “Touro” e fez parte da melhor linha média do Uberaba em todos os tempos: Mexicano-Nino-Nego. Dono de um potente chute com o dois pés, era um veloz e combativo marcador, com habilidade acima da média.

Precoce, iniciou sua carreira aos 17 anos, e já no ano seguinte fez parte do time que, em 1945, ousou enfrentar a longa distância entre Uberaba e Belo Horizonte e disputou pela primeira vez o campeonato mineiro. Suas belas atuações não passaram despercebidas e o valoroso jogador chamou a atenção dos grandes clubes da capital.
.Sua última apresentação pelo Uberaba se deu na derrota para o Libertad, do Paraguai, em janeiro de 1946. Vendido para o Atlético Mineiro, em fevereiro de 1946 foi para Belo Horizonte, ao lado do ponteiro Barros, que não se adaptou e logo voltou a Uberaba.

Mexicano, contudo, mesmo muito jovem, conquistou seu espaço e passou a fazer parte de um legendário setor defensivo, que contava com craques como o goleiro Kafunga, o zagueiro Murilo e o volante Zé do Monte.

O jogador foi bi-campeão mineiro defendendo o Atlético, participando de quase todos os jogos nas temporadas de 1946 e 1947. Em 1949, pouco antes do início do Campeonato Mineiro, que seria conquistado pelo Atlético, Mexicano deixou o clube, vendido ao Palmeiras. Saiu dizendo que um dia voltaria a vestir a camisa alvinegra.

Mas o destino impediu que Mexicano retornasse ao Galo. Após conquistar pelo time paulista o Campeonato Paulista (1950), o Torneio Rio-São Paulo (1950) e a Copa Rio (1951), fraturou a perna em 1954, encerrando a carreira prematuramente, aos 27 anos.

Hoje, aos 82 anos, trabalha como massagista no Catiguá Tênis Clube, de Patrocínio, na região do Alto Paranaíba. Casado, tem um filho e uma neta.

.

Mexicano, em foto de 2008 (Foto: Rádio Difusora de Patrocínio)

Nome: Alfredo Lúcio de Moura

Data de nascimento: 15 de novembro de 1926

Local: Uberaba (MG)

Carreira profissional: Uberaba Sport (1944-1946); Atlético Mineiro (1946-1949), Palmeiras (1949-1954)

Títulos: Campeonato Mineiro (1946 e 1947), Campeonato Paulista (1951), Torneio Rio São Paulo (1950), Copa Rio (1951).


Fontes:

- Jornal "O Triângulo", de Uberaba-MG, várias edições de 1945 e 1946.

- Site O Canto do Galo: http://100anosgalo.blogspot.com

- Site Megaminas: http://megaminas.globo.com

- Site Futebol Amador de Minas: www.futebolamadordeminas.com

- Revista Uberaba Sport Club - 2003

Nenhum comentário: