Uberaba Sport Club, 98 anos de glória

Fundado em 15/07/1917, o Uberaba Sport sempre teve uma torcida apaixonada. Esse espaço pretende resgatar a bela história de nosso querido clube. É muito bom reviver esses grandes momentos, que explicam a paixão de nossa torcida, cada dia mais orgulhosa dos grandes jogos que voltaram a colorir o Uberabão. Nossa história é recheada de conquistas. Por várias vezes fomos os melhores do interior mineiro e, nos anos de 1981 e 1983, subimos direto para a Taça de Ouro, a partir da Taça de Prata. A Taça Minas Gerais, conquistada em 1980, não consta dos arquivos da Federação Mineira e é creditada ao América em algumas publicações. Mas eu estava lá... e vi o Uberaba levantar a Taça, já em 81, com uma vitória por 2x1, aos 50 minutos do segundo tempo, gol do lateral esquerdo Aldeir, após uma longa batalha jurídica contra a Federação Mineira. Nos posts a seguir, tento colocar os pingos nos is, e tenho certeza de que os mais jovens sentirão mais forte o orgulho de ser Colorado. Abaixo, assista aos dois gols do USC marcados contra o Flamengo, em 1981. Aquele primeiro tempo foi simplesmente fantástico. Foi uma derrota, mas a forma como o Colorado jogou foi incrível. Afinal, enfrentar o campeão brasileiro, o time do Zico, no Maracanã, e abrir 2x0... Até hoje escuto o barulho dos fogos.












segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Em 1977, Uberaba goleou o Santos no Campeonato Brasileiro.

No campeonato brasileiro de 1977 ocorreu uma das mais vibrantes vitórias do Uberaba Sport em todos os tempos. Na décima e última rodada da primeira fase, o Uberaba precisava golear o Santos e torcer por um tropeço do Clube do Remo para se classificar para a segunda fase da competição, sem precisar disputar a repescagem. A campanha até então era apenas regular, mas já contava com vitórias sobre o América Mineiro e o Payssandu e empates contra Cruzeiro e Atlético. Nada que enchesse a torcida de otimismo para o jogo contra o time da baixada santista.

Mas em campo, surpreendentemente, o Uberaba, comandado por Lori Sandri, fez seu papel. Com dois gols de Naim e dois de Paulo Luciano, o USC destruiu o Santos de Nilton Batata, Ailton Lira e Juari, que aliás fez o gol santista. No final, Uberaba 4x1 Santos. Pena que o Remo também ganhou e se classificou, mas a goleada deixou orgulhosa a cidade de Uberaba.
.
Em tempo: Em pleno campeonato, o Santos começava a se reformular para, no ano seguinte, ser o campeão paulista com os “Meninos da Vila”, que marcaram época no futebol brasileiro sob o comando de Chico “Formiga”.
.
Ficha Técnica:
Uberaba 4x1 Santos
Data: 27/11/1977
Local: Estádio Engenheiro João Guido (Uberabão)
Motivo: Campeonato Brasileiro de 1977
Árbitro: Garibaldo Matos
Renda: CR$528.050,00
Público: 18.903
Uberaba: Wélton; Augusto, Edvaldo, Marquinhos e Flávio; Fabinho, Sergio Zaia e Vaquinha; Paulo Luciano (Osmar), Naim (J. Silva) e Helinho. Técnico: Lori Paulo Sandri
Santos: Ricardo; Nélson Baptista, Marçal, Fernando “Nariz” e Gilberto Sorriso; Carlos Roberto, Ailton Lira e Pita (Juari); Nilton Batata, Toinzinho e João Paulo. Técnico: Ramos Delgado.
Gols: Naim (15' e 30' do 1T), Paulo Luciano (9' e 16' do 2T), Juari (5' do 2T).
.
A campanha do Uberaba no Brasileirão 77:
13 jogos, 5 vitórias, 4 empates, 4 derrotas, 15 gols marcados, 11 gols sofridos.
Colocação final: 38º lugar

Nenhum comentário: