Uberaba Sport Club, 98 anos de glória

Fundado em 15/07/1917, o Uberaba Sport sempre teve uma torcida apaixonada. Esse espaço pretende resgatar a bela história de nosso querido clube. É muito bom reviver esses grandes momentos, que explicam a paixão de nossa torcida, cada dia mais orgulhosa dos grandes jogos que voltaram a colorir o Uberabão. Nossa história é recheada de conquistas. Por várias vezes fomos os melhores do interior mineiro e, nos anos de 1981 e 1983, subimos direto para a Taça de Ouro, a partir da Taça de Prata. A Taça Minas Gerais, conquistada em 1980, não consta dos arquivos da Federação Mineira e é creditada ao América em algumas publicações. Mas eu estava lá... e vi o Uberaba levantar a Taça, já em 81, com uma vitória por 2x1, aos 50 minutos do segundo tempo, gol do lateral esquerdo Aldeir, após uma longa batalha jurídica contra a Federação Mineira. Nos posts a seguir, tento colocar os pingos nos is, e tenho certeza de que os mais jovens sentirão mais forte o orgulho de ser Colorado. Abaixo, assista aos dois gols do USC marcados contra o Flamengo, em 1981. Aquele primeiro tempo foi simplesmente fantástico. Foi uma derrota, mas a forma como o Colorado jogou foi incrível. Afinal, enfrentar o campeão brasileiro, o time do Zico, no Maracanã, e abrir 2x0... Até hoje escuto o barulho dos fogos.












quinta-feira, 11 de outubro de 2007

1986: Excursão cansativa, mas vitoriosa, ao Norte do país.

Em 1986, o Uberaba montou um time com várias estrelas em final de carreira e não fez um bom Campeonato Mineiro. No segundo semeste, para aproveitar o prestígio de seus craques, aceitou realizar uma excursão pelas Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, quando enfrentou e venceu seleções amadoras em três estados - Goiás (hoje Tocantins), Maranhão e Pará. Beto Fuscão, Edu Bala e Toinzinho viajaram milhares de quilômetros, em ônibus sacolejantes, pelas famosas estradas do norte e nordeste do país. Comandado por Daniel Nogueira, o Uberaba driblou o cansaço e conseguiu quatro vitórias em quatro jogos, marcando 10 gols e sofrendo apenas 1.
.
10/08/86

Seleção de Araguaína (Goiás) 0x1 Uberaba
Local: Estádio Gauchão
Gol: Paraná
.
13/08/86

Seleção de Carolina (Maranhão) 0x3 Uberaba
Gols: Túlio (30' 1ºT), Paraná (44' 1ºT) e Donizete (23' 2ºT)
.
15/08/86

Seleção de Marabá (Pará) 1x3 Uberaba
Gols: Zé Maria (10' 1ºT), Paraná (39' 2ºT) e Toinzinho (42 2ºT)
.
17/08/86

Doce Norte (Time da Companhia Vale do Rio Doce) 0x3 Uberaba
Local: Serra dos Carajás
Gols: Donizete (15 1ºT), Paraná (29 1ºT) e Élvio (pênalti, 2ºT)
.
O presidente do Uberaba, Luciano Rangel Pinheiro, satisfeito com o dinheiro ganho na excursão, declarou à imprensa que havia descoberto uma nova fronteira no futebol e planejava uma nova aventura para breve, quando esperava fazer 10 partidas. Ainda bem, para os destemidos jogadores, que o presidente não conseguiu realizar seus planos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e