Peço licença aos amigos torcedores do Uberaba para compartilhar com vocês o momento mais difícil de minha de vida: o falecimento de meu pai, ocorrido no dia de ontem, 17/04/2009.
Pessoa de um coração enorme, dedicou todos os seus 70 anos de vida a semear o bem, ajudar o próximo e fazer amigos, muitos amigos. Os depoimentos que escutei nos últimos dias reforçaram uma certeza que tinha há vários anos: MEU PAI TAMBÉM É O MELHOR PAI DO MUNDO.
O Ruy Trida “original” protagonizou, há exatos 28 anos, um único, delicado e mágico momento no futebol, que relatei há muito tempo neste blog e em outros espaços. Hoje tomo a liberdade de reproduzir o texto nas linhas abaixo, homenageando o meu idolatrado paizinho.
.
.Eu tinha 11 anos de idade e não perdia um jogo sequer do Colorado. Meu pai, diferente de mim, nunca se interessou por futebol. Mas o convite para aquela excursão parecia irrecusável. Conhecer os pontos turísticos do Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, por apenas alguns cruzeiros, era bom demais para ser verdade. É claro, tinha o jogo. Uberaba e…quem mesmo??? Para o “seu” Ruy Trida, tradicional motorista de táxi da Praça Rui Barbosa, Zico, Tita e Junior eram no máximo alguns apelidos, iguais a tantos que os meninos colocam uns nos outros nas peladas Brasil afora.O ônibus, contratado pelo Sr. Olímpio, já falecido, saiu da Praça Rui Barbosa, por volta das 21 horas do dia anterior ao jogo. Chegaram à cidade maravilhosa no meio da manhã e não perderam tempo. A visita à praia de Copacabana foi muito legal (muitas mulheres seminuas, e que a Dona Vera, por Deus, não soubesse disso). Depois uma visita ao Pão de Açúcar, outra ao Cristo Redentor e, por fim o Maracanã.
Misturados à torcida rubro-negra, os corajosos torcedores do Uberaba não puderam comemorar a bela exibição e os dois gols do Colorado no primeiro tempo, marcados por Paulo Luciano e Serginho. Para o meu pai, até aí, nada de mais. Ele nem sabia quem era quem.
Mas aquele segundo tempo foi horrível. Não porque o Uberaba tivesse levado quatro gols. O duro foi abraçar toda aquela multidão em vermelho e preto a cada gol marcado. Quanto suor, lágrimas, risos e amizade sincera. O ônibus tomou o rumo do Triângulo Mineiro logo após o final do jogo e meu pai, ainda fascinado com as maravilhas do Rio de Janeiro, só tinha uma certeza: Nunca mais pisaria em um estádio de futebol!
Ficha Técnica:
Flamengo 4 x 2 Uberaba
Campeonato Brasileiro de 1981 – Taça de Ouro
Campeonato Brasileiro de 1981 – Taça de Ouro
Data: 01/04/1981
Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Flamengo: Raul, Carlos Alberto, Luís Pereira, Marinho e Júnior; Vitor, Adílio e Zico (Fumanchu); Tita (Ronaldo), Nunes e Carlos Henrique.
Uberaba: Diron, Celso, Rafael, Tim e Aldeir; Vandinho, Joãozinho e Paulo Luciano; Ilton Serginho e Ney.Gols: Paulo Luciano (20’), Serginho (37’), Tita (2), Marinho e Nunes.
RUY TRIDA (*31/10/1938 +17/04/2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário