Uberaba Sport Club, 98 anos de glória

Fundado em 15/07/1917, o Uberaba Sport sempre teve uma torcida apaixonada. Esse espaço pretende resgatar a bela história de nosso querido clube. É muito bom reviver esses grandes momentos, que explicam a paixão de nossa torcida, cada dia mais orgulhosa dos grandes jogos que voltaram a colorir o Uberabão. Nossa história é recheada de conquistas. Por várias vezes fomos os melhores do interior mineiro e, nos anos de 1981 e 1983, subimos direto para a Taça de Ouro, a partir da Taça de Prata. A Taça Minas Gerais, conquistada em 1980, não consta dos arquivos da Federação Mineira e é creditada ao América em algumas publicações. Mas eu estava lá... e vi o Uberaba levantar a Taça, já em 81, com uma vitória por 2x1, aos 50 minutos do segundo tempo, gol do lateral esquerdo Aldeir, após uma longa batalha jurídica contra a Federação Mineira. Nos posts a seguir, tento colocar os pingos nos is, e tenho certeza de que os mais jovens sentirão mais forte o orgulho de ser Colorado. Abaixo, assista aos dois gols do USC marcados contra o Flamengo, em 1981. Aquele primeiro tempo foi simplesmente fantástico. Foi uma derrota, mas a forma como o Colorado jogou foi incrível. Afinal, enfrentar o campeão brasileiro, o time do Zico, no Maracanã, e abrir 2x0... Até hoje escuto o barulho dos fogos.












sábado, 12 de janeiro de 2008

1955: Bi-campeonato do Triângulo consolida domínio do Colorado na região.

Em 1955 foi jogado o quinto Campeonato Regional do Triângulo. Depois de conquistar o título em 1954 o Uberaba entrou como favorito, mas teve que disputar o campeonato palmo a palmo com o Araguari. Após alguns atrasos na tabela, o campeonato só terminou em janeiro de 1956.
.
O último jogo do campeonato opôs, coincidentemente, os dois melhores times do campeonato. O estádio Boulanger Pucci estava completamente lotado, e recebeu o time do Uberaba com escola de samba, foguetes e serpentinas. Caso o jogo terminasse empatado, o título deveria ser decidido em melhor de três partidas.
.
O Uberaba começou melhor e logo fez seu gol, mas o Araguari virou, ainda no primeiro tempo. No segundo tempo o Uberaba foi muito superior e o grande destaque foi o atacante Oliveira (pai do centroavante Careca, que jogou no Guarani, São Paulo, Napoli e Seleção Brasileira) que marcou o gol de empate e já no final da partida, lançado em profundidade por Paulinho, foi derrubado na grande área araguarina. O juiz, João Etzel, marcou pênalti para o Uberaba, o que gerou grande revolta no time de Araguari, que abandonou o campo. A vitória foi então dada ao Uberaba, que ficou com o título.
.

Primeiro gol do Uberaba, marcado por Zé Luiz (Foto de Zé Maria Mourão).

.

Segundo gol do Uberaba. Nicotina vai conferir o golaço marcado por Oliveira (Foto de Zé Maria Mourão).
.

Participantes:
Araguari Esporte Clube (Araguari)
Fluminense Futebol Clube (Araguari)
Fluminense (Uberlândia)
Operário Esporte Clube (Araguari)
Sal Tropeiro (Uberlândia)
Nacional Futebol Clube (Uberaba)
Uberaba Sport Club (Uberaba)
Independente Atlético Clube (Uberaba)
Uberlândia Esporte Clube (Uberlândia)

.
Abaixo, alguns jogos da campanha do Colorado:

02/10/55
Uberaba 3x0 Uberlândia

11/10/55
Uberaba 3x0 Operário

23/10/55
Uberaba 4x0 Fluminense (U)

30/10/55
Independente x Uberaba

13/11/55
Uberaba 4x0 Fluminense (U)

20/11/55
Operário 0x3 Uberaba

27/11/55
Uberlândia 0x0 Uberaba

11/12/55

Fluminense (A) 1x1 Uberaba

17/12/55
Uberaba 6x1 Sal Tropeiro

15/01/56
Uberaba 2x0 Nacional

Último jogo:

22/01/56
Uberaba 2x2 Araguari

Local: Estádio Boulanger Pucci
Renda: Cr$ 81.000,00
Juiz: João Etzel (FPF)
Uberaba: Wilmondes, Lóli (Inácio) e Donaldo; Léo, Laércio e Lanza; Gradim (Nicotina), Paulo, Zé Luiz, Tati e Oliveira.
Araguari: Waldo, Pombo (Zé Carlos) e Camilo; Deise, Pedrinho e Carim (Tim); Pacuzinho, Paulo Borges, Pacú, Lizoti e Lazinho.

Gols: Zé Luiz (USC, 14' do 1°T), Paulo Borges (AEC, 17' do 1°T), Pacuzinho (AEC, 39' do 1°T) e Oliveira (USC, 11' do 2°T)

.

Fonte: Jornal Correio Católico, de 23/01/1956
.
Uberaba, Bi-campeão do Campeonato do Triângulo.

2 comentários:

Ruy Moura disse...

O teu blogue está bem bonito, amigo. O Uberaba e o Botafogo têm uma 'sorte' danada em possuírem torcedores como nós que até fazem blogues de homenagem, não acha?...

Sei quase nada do Uberaba, mas por causa de si fiquei com muita curiosidade e vou 'estudar' o clube.

Você mora em Brasília?... Estive aí em 2003 trabalhando para o Governo num projecto de capacitação. É uma cidade completamente diferente do que conheço em todo o mundo. Com vantagens e desvantagens, claro. Nunca me esquecerei que num Domingo num restaurante junto ao lago estive a almoçar com um amigo entre as 12h30 e as 6 horas da tarde! E ás oito da noite estávamos no rodízio a jantar! Inesquecível esse dia. Por isso Brasília faz parte da rota das delícias da minha vida!

Abração.

josé disse...

Caro amigo, parabéns pelo seu excelente Blog. Estou pesquisando sobre o futebol de Araguari e encontrei registros de que o Araguari Atlético Clube foi tricampeão do torneio do triângulo mineiro (1952 a 1954) e o USC bicampeão 55/56. Você poderia me confirmar esses dados? Você escreveu que o Uberaba foi bi em 55,no tal jogo que o AAC abandonou o campo, então, em 54 teve dois torneios do triângulo? Grato pela sua atenção.