Uberaba Sport Club, 98 anos de glória

Fundado em 15/07/1917, o Uberaba Sport sempre teve uma torcida apaixonada. Esse espaço pretende resgatar a bela história de nosso querido clube. É muito bom reviver esses grandes momentos, que explicam a paixão de nossa torcida, cada dia mais orgulhosa dos grandes jogos que voltaram a colorir o Uberabão. Nossa história é recheada de conquistas. Por várias vezes fomos os melhores do interior mineiro e, nos anos de 1981 e 1983, subimos direto para a Taça de Ouro, a partir da Taça de Prata. A Taça Minas Gerais, conquistada em 1980, não consta dos arquivos da Federação Mineira e é creditada ao América em algumas publicações. Mas eu estava lá... e vi o Uberaba levantar a Taça, já em 81, com uma vitória por 2x1, aos 50 minutos do segundo tempo, gol do lateral esquerdo Aldeir, após uma longa batalha jurídica contra a Federação Mineira. Nos posts a seguir, tento colocar os pingos nos is, e tenho certeza de que os mais jovens sentirão mais forte o orgulho de ser Colorado. Abaixo, assista aos dois gols do USC marcados contra o Flamengo, em 1981. Aquele primeiro tempo foi simplesmente fantástico. Foi uma derrota, mas a forma como o Colorado jogou foi incrível. Afinal, enfrentar o campeão brasileiro, o time do Zico, no Maracanã, e abrir 2x0... Até hoje escuto o barulho dos fogos.












terça-feira, 1 de julho de 2008

1955: Grande vitória sobre o Náutico.

Em 05/04/1955 o Uberaba Sport enfrentou o Clube Náutico Capibaribe em partida amistosa. Na fria noite uberabense, o Colorado Triangulino dominou toda a partida, envolvendo completamente a equipe pernambucana, e empolgando a grande assistência. Em um jogo emocionante, o Uberaba perdeu várias chances de gol e só chegou à vitória com um gol marcado no final da partida pelo atacante Loli, em cruzamento de Fausto.

Uma verdadeira explosão de alegria tomou conta da cidade. O Uberaba, campeão do Triângulo de 1954, provava, uma vez mais, ser capaz de rivalizar com os grandes clubes brasileiros. O Jornal Correio Católico, no dia seguinte, alardeava:

Uberaba soube ser craque no “frevo”
O treinador do Náutico, Pirilo, afirmou depois da partida:

“Dos quadros que enfrentamos nesta excursão, o Uberaba foi o melhor. Maior conjunto, maior técnica”.

Abaixo, um comentário bem humorado sobre a atuação do juiz português Anízio Morgado, publicada na coluna “Chute na Trave”, assinada por Zé Perneta:

“Anízio Morgado apitou ontem o jogo-frevo entre Uberaba e Náutico. E o árbitro português, que agora está em Pernambuco, saiu-se bem. A torcida porém não gostou…enquanto o zero a zero ficou no placar. E, aproveitando a fisionomia sombria do apitador, arranjou logo uma alcunha ao nobre descendente da terra de Camões. “Viúva Alegre”. “Viúva Alegre”. E o homem, sizudo, vestimenta preta, mantinha-se sereno, tranqüilo, enfiado em suas vestes pretas, tal qual a figura ilustrada de um discípulo da tradicional e famosa Universidade de Coimbra, honra e glória do “jardim florido à beira mar plantado…”

Ficha Técnica:
Uberaba 1x0 Náutico
Local: Estádio Boulanger Pucci, Uberaba-MG
Data: 05/04/1955
Renda: Cr$55.600,00
Árbitro: Anízio Morgado (Federação Portuguesa de Futebol)
Uberaba: Wilmondes, Donaldo e Cazeca; Tam, Tiago e Lanza; Fausto, Paulinho, Zé Luiz, Tales (Loli) e Oliveira. Técnico: Hector Grita.
Náutico: Celso, Caiçara e Lula; Nélio (Gilberto), Gago e Cuica; Guedes, Hamilton (Marcos) (Edimilson), Ivson, Rubinho e Borginho. Técnico: Pirilo.
Gol: Loli, aos 41′ do 2° tempo.

Fonte: Jornal Correio Católico, de Uberaba, edição de 06/04/1955.

Nenhum comentário: