Foi um momento especial. Tão raro que até hoje não foi igualado na história do Campeonato Mineiro. E mesmo assim não teve, na época em que ocorreu, todo destaque que merecia. Naquele ano, 1966, a cidade de Uberaba tinha duas fortes equipes no campeonato, o tradicional Uberaba e o ascendente Nacional. Em uma época em que a famigerada “Tabela Dirigida” limitava a ida dos grandes clubes ao Triângulo Mineiro, não era fácil a vida dos times da cidade, obrigados a enormes deslocamentos pelas “Geraes”.
E foi assim, com muitas dificuldades e sem muito alarde, que Uberaba e Nacional chegaram à última rodada do campeonato empatados na terceira colocação, com 23 pontos ganhos. E o último jogo seria justamente o “Choque-Rei”, o clássico entre os dois times da capital do Zebu. Ou seja, quem vencesse a partida, conquistaria o simbólico, mas importante, título de campeão mineiro do interior.
O jogo, disputado no estádio do Uberaba, o Boulanger Pucci, foi marcado pelos inúmeros erros cometidos pelo Nacional. Erros que faciltaram a vida do time Colorado. O placar de 3x0 premiou a melhor equipe em campo, o Uberaba, mas não foi capaz de tirar o brilho da campanha do simpático time do bairro São Benedito, que conseguiu sua melhor colocação em todos os tempos.
Naquele dia, 04/12/1966, a cidade de Uberaba não sabia, mas ostentava um domínio que não mais se repetiria em solo mineiro, algo impensável nos dias de hoje.
Uberaba Sport Club, campeão mineiro do interior de 1966.
Ficha Técnica:
Uberaba 3x0 Nacional
Data: 04/12/1966
Local: Estádio Boulanger Pucci, Uberaba - MG
Renda: CR$2.553.500,00Público: 1.841
Árbitro: Joaquim Gonçalves
Uberaba: Pedro Bala, Valente, Hermínio, Vadinho e Quincas; Mingo e Peniche; Valtinho (Arlindo), Cunha (Waltinho), Walter e Carlos Alberto. Técnico: Dequinha.
Nacional: Leopoldo (Jardel), Dias, Poças, Paulo Misson e J. Alves; Jackson e Da Silva; Sylvinho, Mané, Tinoco e Walter Prado. Comissão Técnica: Franciso Decina, Sultan Mattar e Diógenes.
Gols: Walter, aos 12′ do 1°T e 35′ do 2°T; Peniche, aos 42′ do 1°T (pênalti).
Expulsões: Sylvinho (N) e Arlindo (U).
Classificação Final do Campeonato Mineiro de 1966
(Pontos ganhos):1° - Cruzeiro 41 - Bi-campeão mineiro2° - Atlético 363° - Uberaba 25 - Campeão do interior4° - Nacional 235° - Villa Nova e América 227° - Uberlândia 208° - Valeriodoce 199° - Democrata 1810° - Siderúrgica e Formiga 1212° - Renascença 09